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TEA Teen

Estímulos Assertivos para Habilidades Socioemocionais – TEA Nível 1 (13 a 17 anos)

July 24, 20255 min read

Adolescentes com TEA nível 1 possuem raciocínio e linguagem preservados, mas apresentam dificuldades com leitura social, nuances emocionais, regulação interna e trocas sociais espontâneas. Isso pode gerar isolamento, frustrações frequentes e mal-entendidos sociais.

Este guia oferece atividades práticas com base em neuroeducação e psicologia do desenvolvimento, para favorecer um crescimento emocional autônomo e funcional, respeitando o tempo e o perfil de cada adolescente.

🎯 Objetivos Gerais

  1. Promover consciência emocional e autocontrole;

  2. Favorecer autoconhecimento e autoestima realista;

  3. Desenvolver empatia e interpretação do comportamento do outro;

  4. Melhorar a comunicação assertiva e a resolução de conflitos.

1. Autoconhecimento e Nomeação Emocional

🧩 Por que é importante?

Muitos adolescentes com TEA têm dificuldade para entender e nomear o que estão sentindo. Isso atrapalha a comunicação com os outros e a própria autorregulação. Trabalhar o autoconhecimento ajuda a construir um vocabulário emocional mais rico e fortalece a autonomia.

✅ Atividades:

Mapa das Emoções:

Usar uma roda emocional com sentimentos mais complexos (ex: confuso, frustrado, ansioso, orgulhoso).

📌 Por que funciona? Visualizar emoções ajuda a classificar o que se sente, favorecendo a compreensão interna e futura comunicação com os outros.

Linha do Tempo Emocional Semanal:

O adolescente escolhe uma emoção por dia e a relaciona a um evento (ex: "Hoje me senti pressionado porque tive uma prova surpresa").

📌 Por que funciona? Estimula reflexão e associação entre emoção e situação — essencial para desenvolver consciência emocional.

Playlist Emocional:

Criação de uma lista de músicas que representem estados emocionais e discussão sobre o motivo da escolha.

📌 Por que funciona? Utiliza um recurso natural ao adolescente (música) como canal de expressão emocional indireta e segura.

2. Comunicação Assertiva e Interação Social

🧩 Por que é importante?

Adolescentes com TEA frequentemente falam de forma direta ou monológica, sem perceber normas sociais implícitas (como tomar turnos, manter tom adequado, perceber o interesse do outro). Isso pode gerar conflitos e rejeições. Trabalhar a assertividade melhora os relacionamentos e a autoestima.

✅ Atividades:

Role-play com Situações do Cotidiano:

Ensaiar como pedir ajuda, recusar um convite com gentileza, dar sua opinião sem impor.

📌 Por que funciona? Ensina scripts sociais por meio de simulação, prática segura e previsível — método altamente eficaz para TEA.

Jogo dos Turnos (“Posso Falar?”):

Usar cartões ou objetos que indicam se a pessoa está no momento de ouvir, pensar ou falar.

📌 Por que funciona? Ensina a esperar e escutar ativamente, algo que não é natural para o cérebro autista, mas pode ser treinado.

Diálogos Encenados ou em Quadrinhos:

Construção coletiva ou análise de quadrinhos com diálogos sociais típicos.

📌 Por que funciona? Trabalha padrões de conversação de forma estruturada e visual — ideal para adolescentes visuais ou verbais.

3. Empatia e Leitura Social

🧩 Por que é importante?

Adolescentes com TEA nível 1 muitas vezes não percebem os sinais não verbais dos outros (expressão facial, tom de voz, postura). Isso dificulta o desenvolvimento da empatia e a compreensão de intenções.

✅ Atividades:

Vídeos sem Som (“O que ele está sentindo?”):

Mostrar vídeos curtos sem áudio para que o adolescente interprete emoções apenas com expressões e gestos.

📌 Por que funciona? Fornece prática direta de leitura de pistas não verbais, uma das maiores dificuldades em TEA.

Histórias com Perspectivas Múltiplas:

Ler um conflito e pedir que descrevam como cada personagem pode estar se sentindo ou o que pode estar pensando.

📌 Por que funciona? Trabalha a chamada “teoria da mente” — ou seja, entender que o outro pensa diferente de mim.

Jogo das Expressões Faciais (com espelho ou cartas):

Identificar e imitar expressões básicas e secundárias.

📌 Por que funciona? Ajuda a reconhecer emoções em si e nos outros, tornando a leitura social mais intuitiva.

4. Gestão de Frustrações e Conflitos

🧩 Por que é importante?

Adolescentes com TEA têm tendência a rigidez de pensamento. Mudanças ou conflitos podem gerar explosões, isolamento ou ruminação. Desenvolver estratégias de enfrentamento e resolução é fundamental para sua autonomia e bem-estar emocional.

✅ Atividades:

Técnica do Semáforo (Pare - Pense - Aja):

Criar um cartaz com etapas visuais para responder a situações difíceis.

📌 Por que funciona? Oferece um modelo mental concreto e replicável para pausar e refletir antes de reagir.

Cenários-Problema e Soluções Múltiplas:

Ex: “Seu amigo ignorou sua mensagem. O que você pode fazer?” → escrever 3 reações possíveis e discutir as consequências.

📌 Por que funciona? Ensina flexibilidade cognitiva, mostrando que há mais de uma resposta possível para um problema.

Jogo do “E se...?”:

Criar hipóteses com reações diferentes e seus resultados.

📌 Por que funciona? Ajuda a simular consequências sociais e entender o impacto de nossas ações sobre os outros.

5. Pertencimento e Identidade Social

🧩 Por que é importante?

A adolescência é uma fase de construção de identidade. Muitos adolescentes com TEA se sentem diferentes ou excluídos. Trabalhar identidade, pertencimento e afinidades ajuda a construir um senso positivo de si e dos outros.

✅ Atividades:

Mapa Social em Círculos:

“Quem são meus amigos próximos, meus conhecidos, minhas referências?”

📌 Por que funciona? Permite visualizar relações sociais de forma organizada e refletir sobre vínculos afetivos.

Projeto “Meu Grupo”:

Criar apresentações sobre seus interesses (games, música, livros) e encontrar pontos em comum com outros.

📌 Por que funciona? Promove identificação com pares e oportunidades de conexão — essenciais para autoestima e vínculo.

Jogo “Verdade ou Verdade” (versão leve):

Rodas de perguntas seguras para promover escuta, partilha e humor.

📌 Por que funciona? Gera interação emocional positiva e reduz ansiedade social com perguntas guiadas.

Dica final:

Ajudar o adolescente a nomear e entender o que sente, comunicar isso de forma respeitosa e encontrar estratégias para lidar com situações sociais é uma ponte direta para sua autonomia, bem-estar e inclusão.

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O Programa TEA TEEN foi desenvolvido para trabalhar as habilidades sociais para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentem nível 1 de suporte.

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