Este guia oferece atividades práticas com base em neuroeducação e psicologia do desenvolvimento, para favorecer um crescimento emocional autônomo e funcional, respeitando o tempo e o perfil de cada adolescente.
Promover consciência emocional e autocontrole;
Favorecer autoconhecimento e autoestima realista;
Desenvolver empatia e interpretação do comportamento do outro;
Melhorar a comunicação assertiva e a resolução de conflitos.
Muitos adolescentes com TEA têm dificuldade para entender e nomear o que estão sentindo. Isso atrapalha a comunicação com os outros e a própria autorregulação. Trabalhar o autoconhecimento ajuda a construir um vocabulário emocional mais rico e fortalece a autonomia.
Usar uma roda emocional com sentimentos mais complexos (ex: confuso, frustrado, ansioso, orgulhoso).
📌 Por que funciona? Visualizar emoções ajuda a classificar o que se sente, favorecendo a compreensão interna e futura comunicação com os outros.
O adolescente escolhe uma emoção por dia e a relaciona a um evento (ex: "Hoje me senti pressionado porque tive uma prova surpresa").
📌 Por que funciona? Estimula reflexão e associação entre emoção e situação — essencial para desenvolver consciência emocional.
Criação de uma lista de músicas que representem estados emocionais e discussão sobre o motivo da escolha.
📌 Por que funciona? Utiliza um recurso natural ao adolescente (música) como canal de expressão emocional indireta e segura.
🧩 Por que é importante?
Adolescentes com TEA frequentemente falam de forma direta ou monológica, sem perceber normas sociais implícitas (como tomar turnos, manter tom adequado, perceber o interesse do outro). Isso pode gerar conflitos e rejeições. Trabalhar a assertividade melhora os relacionamentos e a autoestima.
Ensaiar como pedir ajuda, recusar um convite com gentileza, dar sua opinião sem impor.
📌 Por que funciona? Ensina scripts sociais por meio de simulação, prática segura e previsível — método altamente eficaz para TEA.
Usar cartões ou objetos que indicam se a pessoa está no momento de ouvir, pensar ou falar.
📌 Por que funciona? Ensina a esperar e escutar ativamente, algo que não é natural para o cérebro autista, mas pode ser treinado.
Construção coletiva ou análise de quadrinhos com diálogos sociais típicos.
📌 Por que funciona? Trabalha padrões de conversação de forma estruturada e visual — ideal para adolescentes visuais ou verbais.
🧩 Por que é importante?
Adolescentes com TEA nível 1 muitas vezes não percebem os sinais não verbais dos outros (expressão facial, tom de voz, postura). Isso dificulta o desenvolvimento da empatia e a compreensão de intenções.
Mostrar vídeos curtos sem áudio para que o adolescente interprete emoções apenas com expressões e gestos.
📌 Por que funciona? Fornece prática direta de leitura de pistas não verbais, uma das maiores dificuldades em TEA.
Ler um conflito e pedir que descrevam como cada personagem pode estar se sentindo ou o que pode estar pensando.
📌 Por que funciona? Trabalha a chamada “teoria da mente” — ou seja, entender que o outro pensa diferente de mim.
Identificar e imitar expressões básicas e secundárias.
📌 Por que funciona? Ajuda a reconhecer emoções em si e nos outros, tornando a leitura social mais intuitiva.
🧩 Por que é importante?
Adolescentes com TEA têm tendência a rigidez de pensamento. Mudanças ou conflitos podem gerar explosões, isolamento ou ruminação. Desenvolver estratégias de enfrentamento e resolução é fundamental para sua autonomia e bem-estar emocional.
Criar um cartaz com etapas visuais para responder a situações difíceis.
📌 Por que funciona? Oferece um modelo mental concreto e replicável para pausar e refletir antes de reagir.
Ex: “Seu amigo ignorou sua mensagem. O que você pode fazer?” → escrever 3 reações possíveis e discutir as consequências.
📌 Por que funciona? Ensina flexibilidade cognitiva, mostrando que há mais de uma resposta possível para um problema.
Criar hipóteses com reações diferentes e seus resultados.
📌 Por que funciona? Ajuda a simular consequências sociais e entender o impacto de nossas ações sobre os outros.
🧩 Por que é importante?
A adolescência é uma fase de construção de identidade. Muitos adolescentes com TEA se sentem diferentes ou excluídos. Trabalhar identidade, pertencimento e afinidades ajuda a construir um senso positivo de si e dos outros.
“Quem são meus amigos próximos, meus conhecidos, minhas referências?”
📌 Por que funciona? Permite visualizar relações sociais de forma organizada e refletir sobre vínculos afetivos.
Criar apresentações sobre seus interesses (games, música, livros) e encontrar pontos em comum com outros.
📌 Por que funciona? Promove identificação com pares e oportunidades de conexão — essenciais para autoestima e vínculo.
Rodas de perguntas seguras para promover escuta, partilha e humor.
📌 Por que funciona? Gera interação emocional positiva e reduz ansiedade social com perguntas guiadas.
Dica final:
Ajudar o adolescente a nomear e entender o que sente, comunicar isso de forma respeitosa e encontrar estratégias para lidar com situações sociais é uma ponte direta para sua autonomia, bem-estar e inclusão.
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O Programa TEA TEEN foi desenvolvido para trabalhar as habilidades sociais para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentem nível 1 de suporte.
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